Capital

Após quase dois meses do início das aulas, kits chegam à Capital

Luciana Brazil | 28/03/2014 10:11
Olarte coloca dedo em cima da logomarca do Bernal e brinca com secretária de Educação. (Foto: Cleber Gellio)
Olarte coloca dedo em cima da logomarca do Bernal e brinca com secretária de Educação. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeito recebe carreta carregada com kits escolares ao lado da secretária de Educação .

Quase dois meses após o início das aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino), os kits escolares começarão a ser entregues nesta sexta-feira (28). Uma carreta carregada com material chegou hoje cedo à Semed (Secretaria Municipal de Educação), em Campo Grande.

Ainda hoje devem chegar mais dois veículos. Mais nove carretas chegarão até o dia 10 de abril, quando a prefeitura pretende encerrar a distribuição dos kits.

As aulas tiveram início no dia 5 de fevereiro, e desde então, alunos estão sem caderno, caneta, entre outros itens.

O ex-prefeito Alcides Bernal (PP), cassado no último dia 12 de março, demorou a abrir licitação para os kits. Além disso, Bernal pediu, em fevereiro quando as aulas já tinham começado, que os kits recebessem a logomarca de sua gestão. O processo atrasou ainda mais a entrega do material.

A maioria dos estudantes, sem condições financeiras, não pôde comprar o material, o que prejudicou o aprendizado e o trabalho dos professores, afirmou a secretária Municipal de Educação Angela Brito. Conforme ela, são 85 mil alunos em 94 escolas municipais.

Durante a chegada da carreta, o prefeito Gilmar Olarte (PP) afirmou que o “cuidado” com as os alunos é essencial. “Não é por causa da vaidade é que vamos deixar atrasar os kits. O cuidado com as nossas crianças é o principal”.

O prefeito fez questão de ressaltar que a gestão deve ser pública e não de “pessoalidade”. “Não existe gestão de coisa pessoal, mas sim gestão de coisa pública. Você está prefeito, depois entra outro. A marca tem que ser da prefeitura. O gestor é transitório, o município é permanente”, afirmou.

Olarte se referiu ainda a uma lei que determina que a marca impressa nesses kits seja apenas da prefeitura e não do gestor. “A marca é o menos importante”, disse.

Brincando, o prefeito colocou o dedo sobre a logomarca de Bernal, que já estava impressa em um caderno, e apontou para o brasão da prefeitura. “Esse AB é a marca da secretária Angela Brito”, disse.

Para o próximo ano, o prefeito garante que haverá planejamento para evitar o atraso. “O problema é não planejar. Para o ano que vem o planejamento já está sendo feito”.

As carretas vêm de Curitiba, no Paraná, onde fica a sede do grupo que venceu a licitação.

Uniformes- Segundo ele, os uniformes, já estão sendo licitados e devem começar a ser entregues no segundo semestre.

Nos siga no