Capital

Após pedido de socorro, ação ambiental planta mudas em área no Lagoa

Mudas de árvores nativas serão plantadas em área verde tomada pelo lixo e bastante degradada no entorno do Córrego Lagoa

Richelieu de Carlo | 20/09/2017 13:12
Lixo tomou conta do leito do Córrego Lagoa. (Foto: Direto das Ruas)
Lixo tomou conta do leito do Córrego Lagoa. (Foto: Direto das Ruas)

Na próxima sexta-feira (22), uma ação ambiental fará o plantio de 50 mudas de árvores nativas em uma área verde tomada pelo lixo e bastante degradada no entorno do Córrego Lagoa no Bairro Coophamat. A medida ocorre após um empresário pedir socorro nas redes sociais para que a Prefeitura de Campo Grande tomasse providências.

A ação começa às 9 horas e é considerado um primeiro gesto na recuperação dessas áreas degradadas. Foram chamados a Secretaria de Meio Ambiente de Campo Grande, a Águas Guariroba - que doou as mudas -, moradores do bairro e o vereador William Maksoud (PMN), que promove o evento.

Serão plantadas 50 mudas de diversas espécies, como Ipê, Oiti, Paineiras, entre outras, após o empresário Vamadeva Shivam, que frequenta o local todas as manhãs e se depara com o lixo, com grande quantidade de resíduos no leito, e a vegetação degradada por queimadas.

Segundo a bióloga Taciana Orikassa, a ação de recuperação da mata ciliar ao redor do córrego deve priorizar plantio de mudas maiores, com cerca de um metro e meio de comprimento, para resistirem às ações do tempo, humanas e a deficiência de nutrientes do solo, prejudicado pelas recorrentes queimadas no local.

Parque Linear – Inaugurado em 2011, o Parque Linear do Córrego Lagoa contemplou uma avenida de 8,2 quilômetros, fruto da parceria entre o Governo do Estado e da administração municipal.

Foram utilizados R$ 2,1 milhões de recursos do município e do Estado para desapropriação de áreas para realização das obras do PAC Lagoa (Programa de Aceleração do Crescimento).

A urbanização do córrego Lagoa foi orçada em R$ 35 milhões e atendeu a 200 mil. O projeto contemplou implantação de pontes, rede de drenagem do fundo de vale e urbanização de acessos.

 

Nos siga no