Capital

Após morte de figueira centenária, árvores recebem novo tratamento em avenidas

Atividades serão realizadas sempre no período da noite e começaram pela Avenida Mato Grosso

Liniker Ribeiro | 20/01/2020 17:03
Figueira localizada no canteiro da Avenida Afonso Pena, no Centro da Capital, passará por novo tratamento (Foto: Divulgação/PMCG)
Figueira localizada no canteiro da Avenida Afonso Pena, no Centro da Capital, passará por novo tratamento (Foto: Divulgação/PMCG)

Figueiras dos canteiros de duas das principais avenidas da Capital, Mato Grosso e Afonso Pena, na região central, vão novamente receber tratamento. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (20) pela Prefeitura de Campo Grande e os procedimentos serão realizados dias após uma árvore centenária, da mesma espécie, morrer no canteiro da Avenida Afonso Pena, entre as Ruas Pedro Celestino e Rui Barbosa.

Conforme a prefeitura, a intenção é realizar medidas de prevenção, com objetivo de evitar propagação de pragas e doenças, além de podas e aplicação do óleo de Neem, espécie de inseticida natural.

Os cuidados com as árvores serão realizados a partir das 19h de hoje. As atividades terão início no canteiro da Avenida Mato Grosso, no trecho entre as Ruas 13 de maio e Rui Barbosa, e serão realizadas com acompanhamento técnico de agentes da Semadur e da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

A aplicação do óleo de Neem será em duas etapas, com intervalos de 15 dias, sempre no período noturno. Conforme a prefeitura, a medida tem por objetivo o ataque direto aos insetos que prejudicam as árvores.

“Estas Figueiras são símbolos da nossa cidade e esse trabalho de manutenção delas deve ser contínuo, pois sabemos que elas necessitam de cuidados especiais para a sua preservação”, destaca Luís Eduardo Costa, secretário municipal de meio ambiente e gestão urbana.

História - As árvores que dão cara à avenida Afonso Pena vieram da Índia, trazidas de trem por fazendeiros da época e foram plantadas entre 1921 a 1924. Ao longo dos anos se tornaram patrimônio histórico de Campo Grande.

Nos siga no