Capital

Após ladrão levar fios, pessoas voltam para casa sem exames e consultas

Funcionários da UBSF Moreninhas informam que fios foram furtados e posto está sem energia; reparo está previsto para hoje

Silvia Frias e Maressa Mendonça | 27/02/2020 09:03
Pacientes são avisados da falta de energia na unidade de saúde (Foto: Henrique Kawaminami)
Pacientes são avisados da falta de energia na unidade de saúde (Foto: Henrique Kawaminami)

O atendimento na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) das Moreninhas ainda não foi normalizado depois do furto de cabos de distribuição de energia, que comprometeu fornecimento de luz e internet. No posto, funcionários estão orientando aos pacientes do problema.

Durante o período que a reportagem esteve no posto, pelo menos sete pessoas foram ao local esta manhã, mas não conseguiram ser atendidas. Por uma porta dos fundos, funcionários explicam a situação e pedem para que as pessoal voltem depois ou procurem outro posto de saúde.

Desde ontem, o pedreiro Ademilson Gomes de Oliveira, 52 anos, tenta marcar o pré-natal da esposa, sem sucesso. “Ontem chegamos 9 horas, fiquei até 15h, e nada; agora é esperar”, disse, explicando que a unidade mais próxima seria a do bairro Tiradentes, mas, para ele que não tem carro, ficaria muito longe.

Gedalva tentou marcar consulta e exame (Foto: Henrique Kawaminami)
Ademilson tentou marcar pré-natal para a esposa (Foto: Henrique Kawaminami)

A dona de casa Gedalva Rosa da Silva, 69 anos, foi à UBSF hoje para marcar consulta e exame de sangue, agendamento que está tentando há duas semanas. “Primeiro era o computador que estava estragado, agora faltou luz, sorte que eu moro perto”.

A autônoma Roselyx Mendes, 42 anos, também tenta marcar exame. “Como que furtam coisas de local de saúde, como que pode? Uma hora o próprio ladrão pode precisar”, disse.

O furto dos fios de cobre e a consequente interrupção do fornecimento de energia e internet foi descoberto ontem de manhã, quando os funcionários chegaram para o trabalho. A informação da assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é que está o reparo está previsto para hoje.

Uma equipe da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) esteve hoje cedo no posto e será necessário que eletricista vá ao local, já que foram levados os cabos de distribuição.

Nos siga no