Capital

Após ameaça de protesto, prefeitura vai demolir canteiro de avenida

Bruno Chaves | 08/07/2013 18:11
Para moradores, construção de canteiro atrapalhou o tráfego de veículos (Foto: Marcos Ermínio)
Para moradores, construção de canteiro atrapalhou o tráfego de veículos (Foto: Marcos Ermínio)

Após os moradores do bairro Santo Amaro ameaçarem quebrar o canteiro central da Avenida Júlio de Castilhos, no cruzamento com a Rua Yokohama, a Prefeitura de Campo Grande se comprometeu em demolir a construção para facilitar o tráfego de veículos na região.

A decisão foi tomada em reuniões realizadas na tarde de hoje (8) na Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Comerciantes e moradores do local se juntaram com o poder público municipal e entraram em um consenso sobre o impasse.

“Demos um prazo de 60 dias para eles resolverem o problema. Alteramos o projeto na hora da reunião, em cima da mesa. Até lá, não haverá protestos. Eles prometeram que o canteiro vai ser retirado em 15 dias”, disse o mecânico Jucinei Bispo Coxev, 34, que participou da reunião.

Segundo a diretora-presidente da Agetran, Kátia Castilho, com a mudança na avenida, a Rua Yokohama passará a ser mão única com sentido bairro/centro. Quem transitar no sentido centro/bairro, entrará no Santo Amaro pela Rua Miranda, que é paralela a Yokohama.

“Nós fomos lá na via e vimos que vai ser possível implementar as mudanças. Estamos atendendo a reivindicação dos moradores. A Rua Yokohama vai subir até Avenida Duque de Caxias. Ela vai cortar de fora a fora e vai interligar as regiões da cidade. Dessa forma, melhoraremos a acessibilidade. Os comerciantes saíram satisfeitos da reunião”, contou.

Katia ainda garantiu que a alteração no canteiro central será realizada até início do mês de agosto. Já as obras de revitalização da Avenida Júlio de Castilhos deverão ser concluídas até setembro.

A decisão sobre a mudança foi tomada e conjunto pelo Planurb (Instituo Municipal de Planejamento Urbano), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Unidade de Projetos da Prefeitura, ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) e Comissão dos Comerciantes e Moradores.

Problema - Segundo os moradores, o problema na Júlio de Castilhos surgiu depois que o canteiro central foi construído em quase toda a avenida. Desde sábado (6), quem transita pela Rua Yokohama e quer ir ao centro da cidade ficou impedido de fazer a conversão à esquerda na avenida.

A única rotatória para o contorno de quem sai da Rua Yokohama e quer ir ao centro está a cerca de 5 km, na Avenida João Júlio Dittmar, região do bairro Sayonara. Isso porque com a construção do canteiro, a rotatória da Rua Capibaripe foi demolida.

Nos siga no