Capital

Apesar de feriado, agendamentos para novo RG abrirão normalmente

Expectativa é de que serviço on-line comece a partir das 9h; atendimento presencial será apenas na segunda

Por Natália Olliver | 28/03/2024 11:50
Agendamentos para emissão do novo RG, no mês de abril, será aberto nesta sexta-feira (Foto: Paulo Francis)
Agendamentos para emissão do novo RG, no mês de abril, será aberto nesta sexta-feira (Foto: Paulo Francis)

Apesar do feriado da Sexta-feira Santa (29), o agendamento para o novo RG abrirá normalmente a partir das 9h. O serviço é feito on-line pelo site da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Já os atendimentos presenciais só voltarão na segunda-feira (1º), nos seis pontos de identificação espalhados pela Capital. 

Ao todo, são mais de 1.029 vagas para emissão da nova identidade por dia. O número contempla a Capital e mais 14 cidades do interior. 

Em Campo Grande, são cerca de 519 vagas. Desse número, 249 são destinados ao Pátio Central. O restante é dividido entre Fácil Shopping Bosque dos Ipês, Fácil Guaicurus, Fácil Coronel Antonino, Fácil Aero Rancho e Marrakech.

Para agendar é preciso entrar neste site e seguir o passo a passo descrito abaixo. 


Mudanças - A nova carteira tem um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Com ela a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. 

A identidade conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Outra alteração é para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. O nome usado será o declarado no ato da emissão. A carteira de identidade também será impressa sem o campo referente ao sexo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no