Capital

Apenas 13 mil estudantes devem começar ano com passe gratuito

Michel Faustino | 14/01/2015 17:20
Estudantes que perderam o prazo só receberão passe após o começo do ano letivo. (Foto: Arquivo/CGNEWS)
Estudantes que perderam o prazo só receberão passe após o começo do ano letivo. (Foto: Arquivo/CGNEWS)

Pouco mais de 13 mil alunos devem receber o beneficio do passe do estudante gratuito antes do inicio do ano letivo. Isso porque, segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) houve baixa procura na primeira etapa do recadastramento que deve ser feito anualmente e por consequência os “esquecidos” só irão receber o beneficio no decorrer do ano letivo.

De acordo com a chefe do núcleo de Controle de Isenção do Transporte Coletivo, Edna Candido da Silva, o número representa 24% dos 58 mil estudantes que recebiam a gratuidade. Segundo ela, o cadastramento e recadastramento está aberto desde o dia 10 de dezembro e a primeira remessa (entrega) está prevista para acontecer no dia 03 de fevereiro.

"Assim, o deixar para última hora, é prejudicial para receber a gratuidade desde o inicio do ano letivo e deixar de pagar o transporte até a escola. Dos 58 mil já usuários, apenas 13,9 mil fizeram a renovação, 24%, que terão o passe entregue antes do primeiro dia de aula. As datas para começara usar o passe neste ano será o dia 03, e, em 2º remessa dia 23/02, 3º remessa dia 16/03 e 4º remessa dia 13/04", apontou Edna.

O benefício pode ser solicitado por qualquer aluno regularmente matriculado em instituição de ensino fundamental, médio, superior e cursos técnicos profissionalizantes das redes públicas e particulares, que resida a uma distância igual ou superior a dois quilômetros da unidade escolar.

Os alunos que irão se recadastrar não terão que levar toda documentação novamente, mas devem levar uma foto 3x4, colorida e com boa definição, pois a partir deste ano será aplicada tecnologia de reconhecimento facial. A implementação do sistema facial, é para fiscalização que contará com tecnologia para maior controle da utilização do passe do estudante e viabilizar aos beneficiados uma fiscalização eficiente.

Serviço - Os interessados devem acessar o site da prefeitura  - clique aqui - e preencher o formulário com dados pessoais.

Após o preenchimento do cadastro, o estudante deverá imprimir o número do protocolo e entregar na instituição de ensino os seguintes documentos: cópia do CPF (se o aluno for maior de idade, cópia do seu CPF, se menor, cópia do CPF da mãe ou responsável); comprovante de residência atualizado, em até 90 dias, ou declaração de residência de próprio punho; cartão do estudante; uma foto 3x4 colorida recente e o comprovante de pagamento da guia, retirada em qualquer terminal de transbordo (para os novos alunos ou nos casos de segunda via).

Nos siga no