Capital

Analfabetos eram aprovados nos exames do Detran, afirma delegada

Jeozadaque Garcia e Viviane Oliveira | 13/01/2012 19:34

Segundo a delegada que cuida do caso, alguns condutores sequer compareciam em algumas fases da prova

De acordo com a Polícia, as fraudes aconteciam em todas as fases, desde o exame médico até a prova prática. (Foto: Pedro Peralta)
De acordo com a Polícia, as fraudes aconteciam em todas as fases, desde o exame médico até a prova prática. (Foto: Pedro Peralta)

Pessoas analfabetas e com problemas oftalmológicos congênitos eram aprovados nos exames do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), segundo a delegada da corregedoria de trânsito Aline Lopes. A operação “Sinal Vermelho a Corrupção”, desencadeada esta manhã, cumpriu 17 mandados de prisão nas cidades de Naviraí, Douradina e Campo Grande.

Os suspeitos são apontados como integrantes de uma quadrilha de facilitava o processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

De acordo com a corregedora, foram presos seis examinadores e um médico do Detran, cinco aplicadores de prova da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), além de instrutores e proprietários de autoescola.

A denúncia foi feita em 2008. Segundo Lopes, as fraudes aconteciam em todas as fases da emissão do documento, desde o exame médico até a prova prática.

O preço variava entre 800 a R$ 3 mil, que era o ‘pacote’ completo. Dos condutores beneficiados pela prática, oito confessaram.

Alguns, inclusive, não sabiam ler ou escrever, portavam doenças oftalmológicas e nem sequer compareciam em algumas fases do exame.

O dinheiro, ainda conforme a delegada, era dividido entre os envolvidos durante festas regadas a mulheres e bebidas.

Arma - Durante o cumprimento dos mandados de prisão, a Polícia encontrou um revólver calibre 32 e 28 munições na casa de Jairo de Mattos Guedes, 46 anos.

Ele foi autuado em flagrante por posse irregular e assumiu ser o dono da arma. Jairo é funcionário do Detran e já havia sido denunciado em 2008 pelo mesmo crime.

De acordo com o Diretor Executivo do Detran, Francisco Libório Silveira, se for comprovada a participação dos funcionários no esquema de fraude todos serão exonerados do cargo.

Nos siga no