Capital

Americanos visitam estação de tratamento de água de Campo Grande

Mariana Lopes | 14/06/2013 22:13
Pesquisadores intercambistas do Alaska visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba (Foto: Divulgação)
Pesquisadores intercambistas do Alaska visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (14), um grupo de pesquisadores intercambistas do Alaska (EUA) visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guariroba e conheceu o sistema de tratamento e monitoramento da qualidade da água em Campo Grande.

Na ocasião, o grupo verificou as etapas que a água percorre desde que chega à estação até ser distribuída à população. Segundo os pesquisadores, a visita serve também como troca de conhecimento e técnica.

“Quando eu visito um sistema igual a este, posso entender tudo o que está acontecendo, como as coisas funcionam, como elas se ajustam, como se opera. E o que é feito de diferente aqui pode ser interessante para promover melhorias no sistema de lá”, comentou o Sean Barry, pesquisador que atua na área de tratamento de água em Fairbanks, no estado americano do Alaska.

Os intercambistas, todos profissionais da área de recursos hídricos, visitaram a estação da Águas Guariroba através de um programa desenvolvido pelo Rotary Club de Campo Grande em parceria com o Rotary Club Internacional.

Para Barry, o sistema externo de tratamento da água foi o que mais chamou a atenção. “Fiquei intrigado com o sistema todo aberto, fiz várias perguntas sobre como as variações de temperatura não afetam o sistema. Aqui não há congelamento da água”, avaliou o americano.

Nos siga no