Capital

Alvo fácil, motos são levadas por ladrões para comércio de peças

Nadyenka Castro | 22/02/2013 11:10
Alvo fácil, motos são levadas por ladrões para comércio de peças

Alvo fácil de ladrões, motocicletas estão sendo furtadas para abastecer o comércio ilegal de peças e não saem da cidade. A constatação é da PM (Polícia Militar) e da Polícia Civil.

Não há números exatos de quantas motos são furtadas e roubadas diariamente, mas, conforme informações da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), só entre quarta e quinta-feira pelo menos 10 foram levadas.

Delegado da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos), João Reis Belo, explica que a maioria das motos é desmanchada para que as peças sejam vendidas no ‘mercado negro’. “Eles vendem para particular, para comparsas”, diz.

De acordo com o delegado, a moto que não é aproveitada para desmanche, é trocada por drogas ou utilizada para cometer outros delitos e depois abandonada.

Quando o alvo é moto de maior potência, de maior valor, muitas vezes é levada para Bolívia ou Paraguai. Conforme o delegado, o índice de recuperação de veículos é alto.

A principal orientação para evitar que ladrões levem os veículos é não parar, não estacionar em local ermo e deixar o mais próximo possível de onde há movimentação de pessoas.

Desmanche – Na manhã desta quinta-feira, a Ciptran (Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito), descobriu um local de desova de motos desmanchadas.

Moradores do Jardim Campo Belo estranharam a movimentação de pessoas com moto em um matagal e acionaram a Polícia. Militares seguiram o trieiro na mata e encontraram carcaças de três veículos, um deles furtado em frente ao Shopping Campo Grande na última terça-feira.

Os policiais militares também afirmam que a maioria das motos furtadas e roubadas têm as peças retiradas para serem vendidas no mercado ilegal.

No começo do mês, o desmanche encontrado foi no bairro Oliveira II e a pessoa chegou até ele depois que uma vítima teve a moto roubada e fez uma investigação própria até levar a Polícia ao local.

Nos siga no