Capital

Alvo de sindicância, Siufi denuncia de falta de papel e remédio em postos

Edivaldo Bitencourt e Leonardo Rocha | 24/09/2013 14:37
Siufi fez duras cobrança na rede pública de saúde na Capital (Foto: Marcos Ermínio)
Siufi fez duras cobrança na rede pública de saúde na Capital (Foto: Marcos Ermínio)

Alvo de uma sindicância na prefeitura de Campo Grande por abandonar o plantão, o vereador Paulo Siufi (PMDB) ocupou a tribuna, na sessão de hoje da Câmara Municipal, para denunciar vários problemas nos postos de saúde. Ele citou desde a falta de material para a realização de exames até de papel para a emissão do prontuário dos pacientes.

“O secretário municipal de Saúde não quer prestar contas dos atos da Secretaria”, afirmou o parlamentar. Ele disse que a situação é caótica na rede pública. Siufi denunciou que há seis meses o aparelho de raio-X está estragado na Unidade Básica de Saúde do Bairro Tiradentes.

Ele disse que ainda faltam materiais para a coleta de sangue para exames em laboratórios. Em alguns postos, os usuários são obrigados a comprar papel sulfite para obter prontuário de papel. Também falta medicamentos na farmácia das unidades básicas de saúde.

O vereador denunciou que alguns médicos cumprem jornada tripla e não são alvo de investigação. Sem citar nomes, o peemedebista disse tem médico cumprindo expediente em Campo Grande, Jaraguari (a 50 quilômetros) e Sidrolândia (70 quilômetros). “Mas a sindicância só serve para mim”, disse, sobre a investigação feita pela Secretaria Municipal de Saúde que pode leva-lo a demissão.

Paulo Siufi cobrou explicações do secretário municipal de Saúde. “Ele precisa vir aqui se explicar, omitir ou mentir”, afirmou.

Nos siga no