Capital

Alunos da rede municipal vão receber kit para ajudar no combate a dengue

Estratégia é a terceira fase de implementação do método Wolbachia que visa combater o mosquito Aedes aegpti

Ana Paula Chuva | 10/08/2022 13:45
Prefeita Adriane Lopes durante reunião para discutir a estratégia nesta manhã. (Foto: Karine Matos | PMCG)
Prefeita Adriane Lopes durante reunião para discutir a estratégia nesta manhã. (Foto: Karine Matos | PMCG)

De forma inédita e para ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Campo Grande desenvolverá o programa “Wolbito em Casa”. A nova estratégia vai envolver cerca de 3 mil alunos de 17 escolas municipais distribuídas nos bairros das regiões do Bandeira e do Prosa. 

Esta é a terceira fase de implementação do Método Wolbachia. Os alunos receberão kits com recipiente, material informativo e cápsulas com ovos do mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya, com Wolbachia, que serão “cultivados” até a fase adulta. 

Toda a atividade será supervisionada pelos coordenadores e professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) e os estudantes serão divididos nos grupos A e B. Cada um fará a retirada de uma cápsula com os ovos de Wolbitos e ração para as larvas a cada 15 dias. A previsão é que a estratégia dure 16 semanas. 

“Será uma oportunidade dos alunos observarem na prática todo o desenvolvimento de um inseto, permitindo também, aos professores, o desenvolvimento de atividades e trabalhos para serem elaborados e apresentados em feiras de ciências e entre as demais escolas da Reme”, afirmou Antonio Brandão, Gestor de implementação do Método Wolbachia, em Campo Grande.

Na manhã desta quarta-feira (10), a prefeita Adriane Lopes (Patriota), esteve com os diretores do WMP (World Mosquito Program), organização responsável pela difusão e implementação do método Wolbachia, presente em 12 países. 

 “Aliado as ações que foram desenvolvidas pelas nossas equipes, a implementação do Método do Wolbachia em nosso Município certamente contribuiu para que a gente passasse dois anos sem enfrentar uma nova epidemia de dengue. E, para nós estamos à frente de uma nova estratégia que poderá servir de modelo não só para o país, assim como para todo o mundo, é um grande privilégio”, destacou Adriane. 

 O lançamento oficial do “Wolbito em Casa” está previsto para o dia 16 de agosto, na Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, localizada na Rua Dois Irmãos, Bairro Jardim Noroeste.

Nos siga no