Capital

Alunas vão apresentar no Ceará aplicativo que mapeia casos de dengue e zika

Nyelder Rodrigues | 16/05/2016 21:50

Duas estudantes do ensino médio em Campo Grande vão participar nesta terça-feira (17) de uma Feira de Ciências e Tecnologia em Fortaleza (CE). Zara Hiraoka Marks e Maria Bissacot de Oliveira vão apresentar um aplicativo de celular que permite o cadastro de pessoas diagnosticadas com dengue, chikungunya e zika, mapeando os casos por ruas e bairros.

Na tarde de hoje (16), elas foram recebidas pelo prefeito Alcides Bernal (PP), apresentando também para ele o aplicativo, que pode auxiliar agentes de saúde.

"É uma ferramenta simples, prática que facilitaria o trabalho dos agentes de saúde, estamos ansiosas para apresentar esse projeto quem sabe colaborar com a saúde da nossa cidade", afirmam as garotas.

O cadastro é feito de forma simples, bastan o agente usar o nome, sobrenome e e-mail, e colocar o endereço do local com o caso registrado das respectivas doenças.

Após o cadastro automaticamente o endereço vai para um banco de dados para melhorar a atuação do controle de endemias. O aplicativo ainda passa por adequações para seu uso efetivo e por enquanto está disponível apenas em fase de teste para o sistema operacional Android.

Nos siga no Google Notícias