Capital

Além do Centro, unidades de saúde também fazem novo teste de covid

Resultado do novo exame, considerado o mais confiável dos testes rápidos, sai em 20 minutos

Ana Paula Chuva | 20/08/2021 13:39
Teste rápido de antígeno também é feito por coleta nasal (Foto: Divulgação | PMCG)
Teste rápido de antígeno também é feito por coleta nasal (Foto: Divulgação | PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande ampliou a oferta do novo teste rápido para detecção de covid-19 para 39 unidades de saúde, distribuídas nos sete distritos urbanos da Capital. Na quarta-feira (18) o exame começou a ser feito no Centro de Testagem na região central.

O exame de antígeno é considerado o mais confiável dentro dos testes rápidos e se enquadra no padrão outo, assim como o RT-PCR. O resultado sai em 20 minutos e será feito nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira. 

Em 38 postos o exame será realizado no período da tarde, das 14h às 16h, e na UBS (Unidade Básica de Saúde) Carlota das 8h às 10h. Cada unidade terá cerca de 30 testes disponíveis por dia. 

Com a ampliação, a prefeitura passa a ofertar 1.550 testes de antígeno por dia na Capital, sendo 350 só no Centro de Testagem. O exame é gratuito, feito através de coleta Swab nasal e não precisa ser agendado. 

No entanto, da mesma forma que o RT-PCR, o novo teste será feito o exame em quem apresentar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dores de cabeça e pelo corpo e febre, há até sete dias. 

Após a coleta, o paciente espera 20 minutos pelo resultado e caso seja positivo já sai com orinetação e encaminhamento para unidade de saúde de referência para atendimento. A pessoa também já começa a ser monitorada pelo serviço de teleconsulta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e, em caso de dúvidas, pode entrar em contato pelo 2020-2170. 

Arte: Thiago Mendes

RT-PCR - Por livre demanda, o teste RT-PCR continua sendo ofertado em 32 unidades de saúde da Capital. Ao todo são realizadas até 700 coletas por dia e o resultado sai de três a cindo dias úteis no site da SES (Secretaria Estadual de Saúde). 

Nos siga no