Capital

Ainda no "teste drive", quem faz Enem como treineiro recomenda experiência

Estudantes inscritos como treineiros dizem que Enem este ano é oportunidade de conhecer conteúdo e tempo de prova

Silvia Frias e Fernanda Palheta | 10/11/2019 11:47
Manuela diz que quis conhecer a sensação de fazer a prova (Foto: Fernanda Palheta)
Manuela diz que quis conhecer a sensação de fazer a prova (Foto: Fernanda Palheta)

Para alguns candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a prova não tem o mesmo peso decisivo, sendo somente um “teste drive”. São os trainees que regularmente participam com objetivo de conhecer o exame e evitar o nervosismo na disputa futura.

“Eu acho que é bom conhecer o território que a gente vai pisar”, disse Joana Thedim, 15 anos, pouco antes de entrar para fazer a prova no prédio da Uniderp na Rua Ceará. Estudante do 1º ano do Colégio Maria Montessori, esta é a primeira vez que irá fazer a prova do Enem.

Candidatos na entrada da Uniderp, na Rua Ceará (Foto: Fernanda Palheta)

Joana queria conhecer o conteúdo e em quanto tempo poderia fazer a prova. Na primeira fase do Enem, no domingo passado (3), considerou o desempenho satisfatório e não enfrentou dificuldades. “Foi tranquilo”. Os estudantes foram submetidos a prova com 90 questões de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação.

A mesma tranquilidade foi demonstrada por Gabrielly Mendes de Oliveira Santos, 16 anos, que está no 2º ano da Escola Estadual Carlos Henrique Schrader, no Jardim Flamboyant. “Para mim hoje é só um teste, estou tranquila”.

As recentes mudanças no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) motivaram Manuela Guimarães, 17 anos, estudante da Escola Referencial, a fazer o Enem este ano. “Quis conhecer a sensação de fazer a prova para poder me preparar”.

Nos siga no