Capital

Águas traz de Israel sistema para monitorar em tempo real falhas na rede

Lidiane Kober | 13/03/2014 18:32
Operador do Centro de Controle Operacional utilizará sistema israelense de gestão do sistema de água (Foto: Divulgação)
Operador do Centro de Controle Operacional utilizará sistema israelense de gestão do sistema de água (Foto: Divulgação)

Integrante da Aegea (Companhia de Saneamento do Grupo Equipav), a Águas Guariroba vai investir R$ 2 milhões para trazer de Israel o sistema de TaKaDu, que permite monitorar em tempo real problemas na rede de água, como queda ou alta de pressão, vazamentos invisíveis e desabastecimentos. A empresa será a primeira a adotar o mecanismo no Brasil. Depois, outros 30 municípios deverão adotar o sistema.

“Atuamos hoje em sete países. O Brasil será o oitavo e escolhemos trabalhar com as empresas da Aegea porque é a companhia que mais está buscando eficiência em água no País”, destacou o vice-presidente de marketing e vendas da empresa TaKaDu, Moshe Tamir, de Israel.

O sistema permitirá que os técnicos da Águas Guariroba visualizem, na tela do computador, em tempo real, qualquer anomalia na rede de distribuição de água e saber sua localização no mapa da cidade.

O software é alimentado com dados históricos, cadastro georreferenciado sobre a localização das redes em cada região da cidade, além de receber um fluxo contínuo de informações sobre o funcionamento do sistema de abastecimento de água, transmitidas em tempo real por equipamentos de telemetria já instalados pela concessionária.

Campo Grande, segundo a concessionária, já conta com um dos mais baixos índices de perdas de água no Brasil. Na Capital, em 2013, perdeu-se de cerca de 20%, enquanto a média nacional é de 38,8%. Um dos objetivos do uso da nova tecnologia é fazer com que os números caiam ainda mais.

Com a redução de perdas de água, a concessionária contribui para preservar os recursos hídricos, diminuindo a necessidade de captar água da natureza para abastecer a população. Também reduz o consumo de energia elétrica. Para os consumidores, o resultado é a melhoria da qualidade dos serviços, com redução de vazamentos e faltas de água por manutenção.

Nos siga no