Capital

Águas descobre “gato” no consumo em posto, lava-jato e conveniência

Paulo Nonato de Souza | 19/10/2017 16:23
Técnicos da Águas Guariroba no local onde foi detectada a fraude (Foto: Águas/Divulgação)
Técnicos da Águas Guariroba no local onde foi detectada a fraude (Foto: Águas/Divulgação)

Virou caso de polícia o uso de água no Posto Vitória, na Rua General Bertoldo Klinger, na Vila Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande. De acordo com a concessionária Águas Guariroba, no local os técnicos da empresa descobriram uma fraude, popularmente chamada de “gato”, que proporcionava o desvio irregular no abastecimento.

Segundo a Águas Guariroba o que chamou a atenção da empresa foi o consumo irregular do posto, mais o fato de não corresponder ao tamanho do empreendimento. Além do próprio posto de combustível, há também um lava-jato e uma loja de conveniências. “E só havia uma matrícula cadastrada”, ressaltou a assessoria de imprensa da Águas Guariroba.

A empresa responsável pelo abastecimento de água e implantação de rede de esgoto em Campo Grande não soube estimar a quantidade de água que era desviada mensalmente por conta da fraude, mas notificou o proprietário e registrou boletim de ocorrência no 4º DP (Departamento de Polícia). Pela ação, o dono do estabelecimento foi multado em R$ 656,51.

Nesse tipo de irregularidade, conforme a empresa, um cano é utilizado para desviar a maior parte da água que passaria pelo hidrômetro. Quando o fato é comprovado, além da multa e da notificação, o usuário paga o consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira indevida e arca com os custos de um novo hidrômetro.

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