Capital

Agetran planeja retomar blitz nas madrugadas para coibir motoristas embriagados

Flávio Paes | 22/01/2016 21:00
Além da fiscalização diurna, Agetran planeja ações durante a noite e madrugada (Foto:Arquivo)
Além da fiscalização diurna, Agetran planeja ações durante a noite e madrugada (Foto:Arquivo)

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) planeja lançar em fevereiro uma série de ações para reduzir o índice de acidentes de trânsito. Em 2015, foram 93 mortes em conseqüência de acidentes de trânsito.

 Uma das medidas planejadas é restabelecer as blitze na madrugada em parceria com o Bptran (Batalhão de Policiamento de Trânsito) e a Guarda Municipal. Na semana passada foi feita uma fiscalização teste na Avenida Duque de Caxias durante o período noturno. 

Por conta do índice de acidentes e do excesso de velocidade registrados, algumas vias terão maior atenção da fiscalização, entre elas as avenidas Guaicurus, Gury Marques, Afonso Pena, Duque de Caixas, Júlio de Castilho e Joaquim Murtinho.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Elidio Pinheiro, o objetivo “ é tirar das ruas o condutor que ingeriu bebida alcoólica”. Ele avalia que a combinação álcool, velocidade, falta de habilitação e direção perigosa é o fator que provoca com gravidade. 

Já para o início de fevereiro, o Plano de Redução de Acidentes prevê ações de educação no trânsito e a intensificação da fiscalização pelos agentes em pontos estratégicos. Na volta às aulas, o foco será a campanha do trânsito seguro nas escolas com abordagens aos pais de alunos e ações educativas. As filas duplas também vão ser alvo de fiscalização, aí sim com multa aos motoristas infratores.

No período de Carnaval também atrairá a atenção dos agentes de trânsito que vão agir em educação e fiscalização, nas regiões próximas as aglomerações e festas carnavalescas.

Nos siga no