Capital

Agentes penitenciários frustram fugas em três presídios de Campo Grande

Michel Faustino | 02/06/2016 16:57
Agente penitenciário ao lado de grade no complexo da Gameleira, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Agente penitenciário ao lado de grade no complexo da Gameleira, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Tentativa de fuga em três presídios de Campo Grande, entre a manhã de quarta-feira (1º) e a madrugada desta quinta-feira (02), foram frustradas por servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Conforme divulgado pela agência, o primeiro caso ocorreu no Presídio de Trânsito de Campo Grande na manhã de quarta. Um corda feita com vários lençóis e cobertores, que poderia ser utilizada numa possível fuga, foi encontrada e apreendida por integrantes da equipe de segurança, durante a ronda na área de segurança próximo à linha de tiro do presídio.

No fim da tarde, os servidores do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi flagraram o momento que uma interna subiu no telhado para tentar fugir, de imediato a equipe de plantão interveio realizou a captura da custodiada.

O terceiro caso foi registrado por volta das 3h desta quinta-feira, no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. Dois internos foram flagrados através do sistema de vídeomonitoramento se aproximando do alambrado pelo lado de fora em direção à entrada das celas disciplinares.

O corpo de segurança foi acionado imediatamente e se dirigiu a local nos fundos do pavilhão C, ao avistarem a equipe de plantão que se aproximava os indivíduos se evadiram do local, deixando para trás uma ferramenta tipo alicate de cortar cadeado.

Em seguida a equipe de plantão vistoriou os pavilhões da unidade e as celas disciplinares, não sendo encontrada nenhuma alteração. A Policia Militar foi acionada através do 190 para a possível captura dos envolvidos.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, disse que a tentativa de fuga é um complicador, entretanto faz parte da realidade do sistema prisional. “A intervenção dos servidores e o impedimento dessas fugas demonstram o preparo em atuarem de forma rápida e preventiva, com um trabalho e excelência”, diz.

Nos siga no