Capital

Agendamento eletrônico não acaba com fila do RG, que tem 1ª via gratuita

Viviane Oliveira | 01/10/2013 08:01
Agendamento eletrônico começou hoje, mas muita gente resolveu acordar cedo para fazer o documento no Instituto de Identificação. (Foto: Marcos Ermínio)
Agendamento eletrônico começou hoje, mas muita gente resolveu acordar cedo para fazer o documento no Instituto de Identificação. (Foto: Marcos Ermínio)

Começou hoje, em Campo Grande, o agendamento eletrônico para expedição da primeira e segunda via da Carteira de Identidade. Mesmo assim, a fila estava grande no Posto de Identificação do Shopping 26 de Agosto, na manhã desta terça-feira. A partir de hoje, também passa a valer a gratuidade para quem fizer o RG pela primeira vez. 

A maioria que resolveu ir ao local, antes de fazer o agendamento alega que precisa, com urgência, do documento. Como é o caso do autônomo Juarez Sanches, 45 anos, que teve os documentos roubados e precisa com rapidez de uma nova identidade. “Eu fiquei sabendo ontem pela televisão sobre o agendamento eletrônico, mas preferi vir hoje porque não tenho internet em casa”, diz.

Além do novo serviço, também passa a valer a gratuidade para quem vai fazer o documento pela primeira vez. O direito é assegurado pela Lei Estadual 4.391, de 17 de julho deste ano.

O objetivo do agendamento eletrônico é diminuir as filas, evitar que as pessoas compareçam aos postos de identificação e não consigam senha para atendimento no mesmo dia. Na semana passada, a estudante Flávia Virginia Paulino, 18 anos, não conseguiu fazer o documento porque chegou tarde e a senha já havia acabado. 

Ela conta que ainda não sabia que a primeira via seria gratuita a partir de hoje e na semana passada pagou o documento. “Eu paguei na parte da manhã e precisei sair do local, quando retornei ao instituto já não tinha mais senha”, lamenta, acrescentando que espera fazer o documento, que já está pago, hoje. 

A jovem Esther Naara, 17 anos, foi uma das que acordou cedo para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade. “Eu preciso para fazer o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a primeira via eu tirei quando tinha 7 anos e preciso de outro documento por conta da assinatura”, explica.

O serviço está disponível somente em Campo Grade. O usuário deve acessar http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. A pessoa receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, local e o protocolo de agendamento.

Nos siga no