Capital

Agência de Metrologia inicia nesta segunda-feira verificação de taxímetros

Francisco Júnior | 11/03/2013 06:14

A AEM/MS (Agência Estadual de Metrologia) inicia nesta segunda-feira (11) a fiscalização dos taxímetros dos táxis que circulam por Campo Grande. A taxa metrológica é de R$ 37,50.

Os testes serão realizados de hoje até o dia 28 deste mês. De acordo com a diretora Técnica da AEM-MS, Luciana Boni, o passageiro pode verificar se o taxímetro está aprovado. “O aparelho apresenta o lacre amarelo e o selo de verificação do ano subsequente. O taxista deve sempre ligar o aparelho na presença do passageiro”, recomenda Luciana.

Durante a inspeção, os técnicos verificam com o taxista se o taxímetro está de acordo com as normas do Inmetro, nas bandeiras 1 e 2 e os tamanhos dos pneus (aros).

As tarifas e os dias, horários onde as bandeiras “um” ou “dois” podem ser utilizadas são determinadas pelas prefeituras municipais. O taxímetro calcula automaticamente o valor em função da distância e tempo percorridos. Por isso não utilize táxis de outros municípios. Observe a origem do táxi pela placa do carro e evite as corridas com "valor tratado”.

Se o consumidor tiver dúvidas ou verificar que o táxi não possui a marca de verificação do Inmetro ou que o lacre está rompido, pode ligar para a Ouvidora da Agência: 0800 67 52 20. Qualquer dúvida o taxista pode entrar em contato com o setor responsável na AEM-MS, pelo telefone 3317-5786.

 

Nos siga no Google Notícias