Capital

Adolescente passa mal após beber gasolina em trote de universitários

Ana Paula Carvalho | 30/01/2012 19:26
Acadêmicos em trote realizado no pátio de um posto de combustíveis.
Acadêmicos em trote realizado no pátio de um posto de combustíveis.

Um adolescente de 17 anos foi obrigado a beber gasolina, na manhã desta segunda-feira, durante o trote da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) de Campo Grande, segundo a família dele.

A mãe do rapaz, Roberta Costa, de 42 anos, entrou em contato com o Campo Grande News indignada. De acordo com ela, o adolescente que vai cursar Direito teve que ser socorrido e encaminhado ao posto de saúde do Coronel Antonino, onde foi medicado e liberado.

“Na segunda vez que liguei para o meu filho, o menino que atendeu ao telefone disse que ele estava no pedágio no semáforo. Já era a segunda vez que ligava e não conseguia falar com ele. Na terceira eu disse que ligaria para a Polícia. Logo em seguida o médico do posto me ligou avisando que ele estava internado”, conta a mãe.

Ainda segundo ela, estavam dando bebida alcoólica para o adolescente enquanto ele estava ajoelhado. Em determinado momento ele sentiu que o líquido queimar a garganta e começou a passar mal. “Levaram-no para o ‘SUS’ e foram embora. O menino ficou com o celular dele”, diz.

“Meu filho quase não consegue falar. Está rouco. Isso tem que servir de alerta para os próximos trotes que estão por vir”, afirma Roberta. Segundo ela, o filho ficou bastante debilitado e está de repouso em casa.

O pai do adolescente, o pecuarista e empresário Marcelo Costa estava em Dourados e assim que soube o que aconteceu com o filho, viajou para Campo Grande.

Roberta ligou para o 190 da Polícia informando o que havia acontecido com o filho. Ela afirma que, amanhã, deve procurar a Polícia. “Eu registrei queixa por telefone, mas amanhã vou atrás disso de novo. Já aconteceu tanta coisa errada em trotes que a gente acha que não não vai mais acontecer”, lamenta.

Jovem, todo molhado, participou do trote.

O trote - Hoje, primeiro dia de aulas, estudantes ficaram até as 14h em um posto de combustíveis próximo a instituição no intuito de participar de uma festa para comemorar o primeiro dia como universitárias. O problema é que muitos eram adolescentes e a festa, com direito a musica ao vivo, estava regada a bebida alcoólica. Nas fotos, tiradas por alguns organizadores do trote, meninas aparecem sujas de lama e tinta. Em outra, um jovem está sentado aparentando estar embriagado.

De acordo com o médico Rogério Saveiro, que atendeu o adolescente no posto, outros acadêmicos foram encaminhados ao posto por ingerir bebida alcoólica em excesso. Ainda segundo ele, o menino estava com uma vermelhidão na mucosa como se realmente tivesse ingerido algo mais forte.

Policiamento- De acordo com Polícia Militar, rondas foram feitas no local, mas os policiais não visualizaram o incidente com o universitário. Mas a mãe questiona. “Eu liguei e os policiais me disseram que estavam fazendo ronda preventiva. Tem que ficar lá, onde está acontecendo o trote para evitar esse tipo de coisa”, indigna-se.

Após serem informados pelo comandante sobre o que havia acontecido com o adolescente os policiais encerraram a festa. Ainda segundo a PM, no local, foram feitas abordagens e alguns condutores foram notificados pela Ciptran (Polícia Militar de Trânsito).

Nos siga no