Capital

Acrissul diz que retomou shows porque regularizou situação de parque

Alan Diógenes | 29/01/2015 17:43
Shows irão acontecer durante as sextas-feiras e sábado. (Foto: Divulgação)
Shows irão acontecer durante as sextas-feiras e sábado. (Foto: Divulgação)

Após polêmica envolvendo o MPE (Ministério Público Estadual) e TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), no ano passado, sobre a realização de shows musicais durante a Expogrande, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) voltou atrás e vai manter as apresentações na edição deste ano. Segundo o presidente da entidade, Francisco Maia, a aquisição do licenciamento ambiental e o alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros foram os principais motivos para a decisão.

“Não existe nenhum impedimento pela lei para que deixássemos de realizar a feira. Depois de tanto luta, agora podemos fazer esta grande festa de uma forma lícita. Temos o licenciamento ambiental expedido pela Semadur e o alvará dos bombeiros. Na verdade o único parque de eventos da cidade com estes documentos, por que tem muitos lugares, clubes de laço e espaços de shows por aí que estão funcionando irregularmente”, explicou o presidente da Acrissul, Francisco Maia.

O fator econômico também levou a Acrissul a manter a Expogrande com seus mega shows. “Somente no ano passado, entre créditos aprovados, financiamentos, negócios prospectos e comércio de máquinas e equipamentos agrícolas, shows e produtos, conseguimos arrecadar mais de meio bilhão. A Expogrande de longe é o maior evento de agropecuária do Estado e não podia acabar. Damos conta dessa missão há 77 anos, para você ter noção 40 anos antes da divisão do Estado já existia Expogrande”, comentou Chico Maia.

No ano passado, a Câmara Municipal alterou o artigo 6º da Lei Complementar Municipal nº 08/1996 para que fossem liberadas as apresentações musicais durante a feira. Por sua vez, o MPE ajuizou uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a decisão do legislativo, mas o TJMS julgou improcedente o pedido feito pelo órgão.

Chico Maia afirmou que as decisões tomadas sobre o fato não tiveram a intervenção da Acrissul. “Não foi a Acrissul que contestou a decisão do MPE e sim a prefeitura que derrubou com o apoio de sua assessoria jurídica o impedimento dos shows. Nunca quisemos fazer uma afronta ao MPE, por que ele fez sua parte, mas a Justiça arbitrou à nosso favor. A expogrande faz parte do calendário cultural e já é um patrimônio da cidade. O melhor para a cidade tem que acontecer, que é essa festa de muita alegria”, finalizou.

Nesta 77ª edição, os shows acontecerão somente nas sextas e sábados. Durante a semana os portões estarão abertos de forma gratuita para toda a população. Já estão confirmados os shows de Zezé Di Camargo e Luciano, Gusttavo Lima, Banda Malta, Almir Sater, Zé Ramalho, Jads e Jadson, Thiaguinho, Bruninho e Davi e Matheus e Kauan.

Nos siga no