Capital

Acostumados com mudanças, população nem liga para chegada do frio intenso

Grande parte diz que as variações repentinas do clima na Capital não afetam mais a saúde

Jhefferson Gamarra | 26/07/2021 15:27
Semana começou com muito calor e termômetros na casa dos 30° C, mas frio deve estacionar a partir de amanhã em todo o Estado (Foto: Marcos Maluf)
Semana começou com muito calor e termômetros na casa dos 30° C, mas frio deve estacionar a partir de amanhã em todo o Estado (Foto: Marcos Maluf)

Após dias ensolarados e secos com umidade relativa do ar semelhante ao clima desértico, o tempo deve mudar a partir de amanhã (27), em Campo Grande. Segundo os meteorologistas, a partir de terça-feira, as temperaturas devem começar a cair, atingindo mínimas de 6°C.

As mudanças repentinas clima, indo do frio intenso para o calorão e vice-versa, favorecem o surgimento de doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripe e inflamação na garganta, sintomas semelhantes aos da covid-19, o que requer cuidados redobrados diante da pandemia causada pelo vírus.

Dona Iraci de 77 anos, diz que o corpo já está acostumado com as variações climáticas (Foto: Marcos Maluf)

Mesmo diante desses perigos para a saúde, a população campo-grandense garante que está acostumada com a troca de clima repentina e o corpo nem sofre mais com as mudanças.

“É assim mesmo, já estou acostumada. Aqui ou é muito calor ou é muito frio, mais de trinta anos que moro aqui e sempre foi desse jeito, o corpo nem sente tanto porque já acostumou também”, garante a aposentada Araci Dias, 77 anos.

Mudança de clima repentina já não surpreende a população campo-grandense (Foto: Marcos Maluf)

Essa mudança “do nada” na temperatura, saindo dos 31° C e partindo para uma possibilidade de recorde histórico de frio, é difícil de ser levada a sério, mas se tratando da capital sul-mato-grossense pode se esperar de tudo. “Eu mesmo não acredito que aquele frio todo vai voltar na quarta-feira, olha o calorão que tá, mas em Campo Grande é assim mesmo a mudança é muito rápida chega a ser surpreendente. Percebi que ultimamente essas mudanças de tempo de um dia pro outro ficaram mais frequente”, observou Maria Lindalva, 54 anos.

“Uma hora a gente acostuma, uma hora faz um calorão e agora já vem o frio de novo, às vezes a gente sai com casaco e passa calor na rua. Antigamente essas mudanças só serviam pra trazer doenças pra gente, agora a gente nem percebe tanto, mais as crianças que sofrem”, disse a doméstica Maria Rosa, 46 anos.

Tirem as cobertas do armário – De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS) uma onda de frio deve estacionar em Mato Grosso do Sul a partir da noite de terça-feira (27). Entre os dias 27 a 29, as mínimas devem ficar entre 6 e 12ºC em Campo Grande. Além disso, há probabilidade de ocorrência de geada, principalmente na região sudoeste, sul da região pantaneira e sul da região leste.

Cemtec aponta quedas bruscas nas temperaturas em todo o Estado (Imagem: Reprodução)


Nos siga no