Capital

Ação contra fraude no Hospital Regional tem três pessoas presas

Gerente do laboratório do hospital e dono de empresa, além do diretor do estabelecimento, foram levados pelo Gaeco. Equipes também fizeram buscas na sede da SAD (Secretaria de Estado de Administração)

Viviane Oliveira e Bruna Pasche | 30/11/2018 11:22
Movimentação de agentes do Gaeco no Hospital Regional (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação de agentes do Gaeco no Hospital Regional (Foto: Henrique Kawaminami)

O gerente do laboratório do Hospital Regional Rosa Pedrossian, em Campo Grande, Adriano César Augusto Ramires, e o dono da Neoline (empresa de produtos hospitalares), Luiz Antônio Moreira, foram presos durante a Operação Reagente, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) nesta manhã.

Mais cedo, equipe do Gaeco e policiais militares do Batalhão de Choque também fizeram buscas na casa do diretor-presidente da unidade, Justiniano Vavas, no Bairro Carandá Bosque. Ele foi preso por posse de uma espingarda calibre 36 e deve ser liberado após pagar fiança arbitrada pela autoridade policial.

Policiais também fizeram buscas na sede da SAD (Secretaria de Estado de Administração). A equipe chegou ao prédio no Parque dos Poderes nas primeiras horas do dia e deixou o local por volta das 10h com documentos. A reportagem também apurou que o gerente-administrativo do hospital, Josceli Roberto Gomes Pereira foi conduzido para prestar depoimento. Ele nega e diz que não foi alvo da operação.

Ao todo, agentes do Gaeco cumprem 17 mandados, sendo 3 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão - em ação contra fraudes em licitações do HR. A ação mira organização criminosa responsável pelo esquema envolvendo equipamentos médicos. 

A Controladoria Geral do Estado, criada para fiscalizar a aplicação do dinheiro público, acompanha toda a operação. A assessoria de imprensa informou que o governo do Estado deve se manifestar sobre o assunto por meio de nota à imprensa. 

Nos siga no