Capital

Ação atende 460 famílias indígenas no Tarsila do Amaral

Alguns dos serviços oferecidos foram, vacinação, atendimento médico e jurídico

Por Izabela Cavalcanti e Ana Beatriz Rodrigues | 21/04/2024 17:08
Unidade móvel de vacinação e tenda da Cruz Vermelha, na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)
Unidade móvel de vacinação e tenda da Cruz Vermelha, na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)

A aldeia urbana Água Bonita recebeu atendimento de diversas especialidades, neste domingo (21), em alusão ao Dia dos Povos Originários, celebrado em 19 de abril. Foram 460 famílias indígenas atendidas. A comunidade fica no Bairro Tarsila do Amaral, em Campo Grande.

A Cruz Vermelha disponibilizou 4 médicos, sendo um psiquiatra, clínico geral, pediatra e infectologista. Também teve vacinação com o auxílio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

"Um dos serviços mais procurados foi a equipe da Cruz Vermelha por conta dos médicos, a Sesau também esteve e deu um apoio", explicou o coordenador de eventos da Secretaria de Direitos Humanos, Gideão Araújo, de 53 anos. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também esteve presente e vacinou 40 cachorros.

Equipe entregando comida para idoso na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande (Foto: Direto das Ruas)

Além disso, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul ofereceu orientação jurídica para a população local por meio da Van dos Direitos.

A coordenadora do Nudedh (Núcleo dos Direitos Humanos), defensora pública, Thaísa Defante, explica que é oferecido assistência de fácil constatação.

“Nas ações prestamos todos os serviços de assistência jurídica de fácil constatação por nós, como ações de família, guarda, alimentos, cumprimento de sentença e, inclusive, a averbação da etnia no registro de nascimento, que é uma demanda importantíssima para a comunidade ter seus direitos garantidos”, disse.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais

Nos siga no