Capital

Abertura da Campanha contra hanseníase reúne 800 estudantes

Alan Diógenes | 04/08/2014 23:06

Mais de 800 alunos da Escola Municipal Vanderlei Rosa de Oliveira, no Parque Novos Estados, participaram da abertura da Campanha Nacional contra Hanseníase, Verminoses e Tracoma, que iniciou nesta segunda-feira (4) e segue até a sexta-feira (8). A ação pretende visitar as 94 escolas municipais com a intenção de proteger crianças e adolescentes contra as doenças e alertar pais e professores sobre os seus sintomas. A campanha é uma parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) e a Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Com a Campanha, a Sesau pretende detectar precocemente os casos de hanseníase, verminoses e tracoma em escolares de cinco a 14 anos. Durante a ação os alunos serão examinados e, se necessário, medicados e encaminhados para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde.

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesau, Márcia Dal Fabbro, explica que em casos de verminose, o aluno já recebe medicamento na escola. Já os casos de tracoma e hanseníase, são encaminhados para tratamento. “É importante que as crianças e seus pais estejam atentos aos sintomas dessas doenças e que façam o acompanhamento para que esses casos não se agravem”, diz Dal Fabbro enaltecendo ainda que “o tracoma, por exemplo, é infecção ocular transmissível, causada por bactéria, que afeta comumente crianças e que, se complicada, pode levar a cegueira”.

Durante a Ação, será entregue um formulário a ser preenchido por pais e/ou responsáveis a respeito de sinais e sintomas sugestivos de hanseníase, bem como, sobre o histórico familiar da doença. A gerente técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose e Hanseníase, Vanessa Aquino Ferraz, explica que “na presença de lesões sugestivas, o agente comunitário da unidade de saúde próxima à residência do escolar entregará o encaminhamento com local, data e horário agendado para exame médico, onde poderá ser confirmado o diagnóstico de hanseníase, com início imediato do tratamento”.

Elias Santana é pai de duas crianças que estudam na Escola Vanderlei Rosa de Oliveira. Ele conta que a ação é muito importante, pois envolve os pais e professores a ficarem atentos aos sintomas. “É uma tranquilidade saber que profissionais estão se deslocando até a escola para garantir que os alunos estejam saudáveis e que assim consigam melhor desempenho escolar”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias