Capital

'Abalo sísmico' é sentido por morador, que tem casa danificada

Fernanda Yafusso | 19/02/2016 19:24
Paulo mostra pedaço da placa de alumínio que caiu do teto após o tremor (Foto Alan Nantes)
Paulo mostra pedaço da placa de alumínio que caiu do teto após o tremor (Foto Alan Nantes)
Local teve pedaço da estrutura abalada após tremor sentido por morador (Foto Alan Nantes)

Um tremor de terra atingiu Campo Grande nesta sexta-feira (19). Pelo menos é o que afirma o aposentado Paulo Sérgio Moreno de Jesus, 59 anos, ao contar que um pedaço da estrutura de um pergolado na residência dele chegou a ser arrancado em decorrência do abalo.

De acordo com o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), o último tremor registrado no Brasil foi na quinta-feira (18), às 11h52, em Joaçaba (SC), atingindo 2.3 de magnitude na escala Richter, que vai de zero a sete.

Segundo Paulo, morador da rua Ângela Abdulahad, no Jardim Paradiso, na região da Coophasul, o abalo sísmico ocorreu às 11h36 e durou poucos segundos. Porém, foi suficiente para que um pedaço de alumínio que sustenta o vidro do pergolado fosse ejetado até o quintal.

"Na hora do abalo eu estava no meu escritório, senti o chão tremer e ouvi o barulho da peça caindo, vim até o jardim e vi o pedaço no chão", relata o morador.

Paulo, que é professor de História e Geografia e Defensor Público aposentado, explica que em outras situações semelhantes ocorridas na região, houve um barulho de explosão antes e então o tremor de terra, mas que desta vez, foi apenas o abalo.

"Eu sei que podem ocorrer acomodações do solo, e que não estamos em cima de placas tectônicas. Mas dessa vez foi diferente e não demorou muito", explica.

A reportagem do Campo Grande News percorreu a região onde o morador sentiu o abalo sísmico e questionou os vizinhos sobre o fato. Ninguém confirmou o tremor de terra relatado pelo vizinho. "Eu estava em casa nesse horário e não senti nada", relata a moradora do local há 5 anos, Dinair Matos.

Registros - Em Novembro do ano passado, o último terremoto registrado em Mato Grosso do Sul foi de 4.1 pontos de magnitude na escala Richter, em Miranda, cidade distante 201 quilômetros da capital sul-mato-grossense, às 1h47 pelo horário de Brasília.

Nos siga no