Capital

Mães promovem ‘mamaço’ em shopping da Capital para vencer o preconceito

Anny Malagolini e Ricardo Campos Jr. | 06/08/2016 18:14
'Mamaço' foi realizo em 18 cidades brasileiras (Foto: Marcos Ermínio)
'Mamaço' foi realizo em 18 cidades brasileiras (Foto: Marcos Ermínio)

Em defesa do direito à amamentação em público e contra as barreiras sociais que as mulheres ainda enfrentam, aproximadamente 80 mães se reuniram na tarde deste sábado, 6, no estacionamento do shopping bosque dos Ipês para fazer o chamado ‘mamaço’ – amamentação simultânea.

O gesto simboliza a importância da amamentação materna, e encerra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada em 18 cidades brasileiras. E na Capital, o ato acontece desde 2012, e esta foi sua quarta edição.

Para a Bombeiro Militar Marlise Helena, 38 anos, e mão do Enzo Gabriel, de 2 anos, o mamaço é uma forma de chamar a atenção das pessoas para o aleitamento materno, e também pelo preconceito que as mulheres sofrem por amamentar em público.
Ela contou que nunca foi diretamente alvo de preconceito, mas confessa que a amamentação em público requer alguns desdobramentos e até criou uma estratégia. “Tento não olhar ao redor, porque o que incomoda é a pessoa ficar encarando, como se fosse algo errado. Então finjo que estou sozinha”, contou.

Mas além do preconceito pela amamentação em público, ela expôs que o cotidiano de uma mãe requer mais paciência do que se possa imaginar. O fato de ela amamentar uma criança de dois anos, segundo ela, costuma acompanhar olhares tortos e perguntas invasivas: “Ele não está muito velho?”. “Vou amamentar até quando ele quiser. Quero que ele se sinta seguro, de ir largando aos poucos. Não tem pressa”, argumentou.

Nos siga no