Cidades

Capital tem cerca de 6,8 mil crianças aguardando vagas em creches

Viviane Oliveira | 16/08/2013 15:50

Cerca de 300 pessoas, entre educadores e diretores, participaram na noite de ontem (15) da audiência pública proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS), que debateu a falta de vagas nos Ceinfs (Centros de Educação Infantil), em Campo Grande. 

Durante a reunião com o tema "Criança: Seu tempo é hoje", a secretária Thais Helena apresentou projeto de entrega de 21 Ceinfs, desses, dois já estão prontos aguardando a licitação para os móveis. Além disso, ela respondeu os questionamentos sobre a cedência de funcionário do Estado para o Município e críticas na escolha de diretores. Hoje, 6.843 crianças aguardam vagas na educação infantil.

A proposta é que seja realizado concurso público, escolha através de currículo, dando preferências aos professores formados em Pedagogia, pós-graduados em gestão com ou sem experiência comprovada em sala de aula na educação infantil.

Além disso, foram apresentadas as seguintes reivindicações: numero de educadores (recreadores e professores) suficientes para um trabalho de qualidade no cuidar/educar bebês e crianças pequenas; convocação de professores de artes e/ou educação física e musica para contemplar aulas dinâmicas e lúdicas durante o horário de planejamento dos professores.

Também foi reivindicado salário para recreadora compatível com a responsabilidade e carga horária de trabalho; plano de saúde para as recreadoras e demais funcionários dos Ceinfs e por último, vinculo exclusivo dos Ceinfs com a Secretária de Educação, conforme prevê o art. 89 da LDB – Lei 9.394/96.

Nos siga no Google Notícias