Cidades

Capital amanhece com "zebras" para liberar cruzamentos

Redação | 12/08/2009 11:47

Campo Grande amanheceu com "zebrados" no cruzamento da rua 14 de julho com a Barão do Rio Branco para evitar o trancamento das ruas e liberar o fluxo de veículos.

Na prática, significa que quem ficar com o carro ou moto parado sobre a área demarcada no momento em que o semáforo ficar vermelho será multado em 80 Ufirs (R$ 84,8) e levará 4 pontos na habilitação, mesma punição para quem para sobre a faixa de pedestres.

O diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Rudel Trindade Espíndola Júnior, afirma que os zebrados serão implantados nos pontos mais críticos do centro de Campo Grande. O próximo ponto definido é o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a rua 13 de maio.

Rudel afirma que hoje na região central o principal problema é justamente o fechamento dos cruzamentos e reforça: "quem desrespeitar será multado". A punição já é prevista no Código de Trânsito, mas a marcação da área é uma forma de deixar clara limitação do espaço.

O mototaxista Enísio da Silva, 39 anos, que trabalha há oito anos no ponto que fica no cruzamento da 14 de julho com a Barão do Rio Branco ficou surpreso ao ver o zebrado. "Amanheceu assim", afirma.

Por dedução, disse acreditar que a função da marcação é evitar que o cruzamento fique tumultuado. "Quem tem habilitação já deveria saber que não se pode fechar cruzamento", avalia.

Virlene Barbosa, 22 anos, acha que é importante a sinalização, porque "as pessoas não respeitam" e acrescentou que já conhecia os zebrados porque têm hábito de viajar para São Paulo, onde as marcações são comuns.

Nos siga no Google Notícias