Cidades

Candidatos gostaram da redação no Enem, mas segundo dia foi mais difícil

Wendell Reis | 23/10/2011 18:38
Saída no segundo dia de provas estava bem mais tranquila e sem congestionamento (Foto: Pedro Peralta)
Saída no segundo dia de provas estava bem mais tranquila e sem congestionamento (Foto: Pedro Peralta)

Os estudantes entrevistados pelo Campo Grande News no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gostaram do tema da redação: “Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado”. Segundo os candidatos, o fato de hoje em dia o assunto estar presente na vida de todos, contribuiu para o bom desenvolvimento do texto. Todavia, a maioria achou o segundo dia de provas mais difícil.

Mayara Simões, 19 anos, é uma das que achou o segundo dia bem mais complicado. Acadêmica do segundo semestre de biologia em uma faculdade particular, ela tenta o Enem para conseguir ingressar em uma faculdade pública. O fato de sua área ser mais biológica, fez ela sentir mais dificuldade hoje, principalmente em matemática. Porém, ela destaca que a redação, temida por muitos, foi o item fácil da prova de hoje.

O técnico em radiologia, Marcelo Lopes, tentou o Enem para ver se consegue fazer faculdade de radiologia e ganhar mais. Ele revela que achou a prova bem difícil por causa dos textos extensos. “Hoje foi mais difícil que ontem, principalmente em matemática. Muitas contas e gráficos. Chega ao final da prova você já está estressado e tem dificuldade com o tempo e o cansaço”.

Para Lopes , a redação foi o ponto fácil da prova. Ele acredita que o tema está em evidência e bem “batido”, sem grande complicação. “Hoje é a coisa mais fácil do mundo”, avaliou. A esposa, Kézia Cristina Cristaldo, já tem curso técnico em enfermagem e tentará a faculdade de estética. Ela também achou a prova difícil, mas acredita que a redação estava tranquila.

Kedma relata que muitos alunos faltaram no segundo dia de provas. (Foto: Pedro Peralta)

A vendedora Kedma dos Santos Lopes achou que o segundo dia de prova foi bem mais calmo que o primeiro. Ela relata que na sua sala o número de alunos foi bem menor que no primeiro dia, o que não sabe explicar. Entretanto, acredita que alguns devem ter desistido.

Kedma avalia que o segundo dia de provas foi mais difícil que o primeiro, principalmente nas questões de matemática. Porém, tal como os demais, achou a redação bem fácil. Somando os dois dias, ela acredita que o seu desempenho foi bom e espera que a credencie para cursar direito.

A estudante Joisse Helena, 19 anos, tem a opinião diferente dos demais e acredita que foi melhor hoje do que no primeiro dia. “Ontem não fui bem. Vacilei e demorei bastante na interpretação. Hoje eu interpretar melhor. A estudante prestou o Enem pela primeira vez e conta que se preparou por meio de provas do Exame de anos anteriores. Entretanto, ainda não decidiu qual curso deve escolher.

Nos siga no