Cidades

Candidato a presidente do Crea/MS quer retomar imagem da instituição

Osvaldo Júnior | 28/11/2017 17:35
Marco Maia, candidato a presidente do Crea/MS, visitou o Campo Grande News (Foto: André Bittar)
Marco Maia, candidato a presidente do Crea/MS, visitou o Campo Grande News (Foto: André Bittar)

Retomar a imagem institucional do Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul), readequar o Plano de Cargos e Carreiras e melhorar a sede do Conselho, tornando o espaço mais confortável. Essas são algumas das propostas do engenheiro civil Marco Antônio Maia, um dos candidatos a presidente da entidade para o triênio 2018 a 2020. A eleição será realizada no dia 15 de dezembro.

Nos últimos anos, o Crea/MS tem se afastado da administração pública e das demais entidades, “apagando-se” institucionalmente, segundo avalia Maia. “Caso seja eleito, uma das primeiras coisas que vou fazer é ir a cada órgão, como Fiems, Sebrae, e me apresentar”, disse o candidato, acrescentando que hoje o Crea/MS é pouco conhecido.

Também contribui para o ofuscamento do Conselho a atuação tímida. Maia afirma que o Crea tem função social importante, que não está sendo cumprida. De acordo com ele, o órgão pode e deve acompanhar o desenvolvimento de obras públicas.

O candidato cita como exemplo a obra do Aquário do Pantanal. Ele afirma que, caso seja eleito, o Crea/MS será mais atuante na fiscalização dessa e de outras obras públicas. Em suas atribuições, o Conselho pode realizar FPI (Fiscalização Preventiva Integrada) e oferecer denúncia ao MPE (Ministério Público Estadual). Segundo a equipe de Maia, a última FPI do Crea/MS foi feita há quatro anos.

Piso salarial e comissões – Outro problema que precisa ser resolvido, conforme o candidato, diz respeito ao não cumprimento do piso salarial nacional dos engenheiros. O valor é de nove salários mínimos, mas a maioria dos profissionais recebe muito abaixo disso. Ele menciona como exemplo concurso da prefeitura da Capital, que previa salário de R$ 1,4 mil a cargo de engenheiro.

Na busca de valorização de profissionais de engenharia, Maia também pretende articular com vereadores de diferentes municípios e com deputados estaduais a criação de comissões do Crea/MS em Câmaras e na Assembleia Legislativa.

Em se tratando da sede do Crea, Marco afirma que irá modernizar o espaço. Segundo ele, computadores e outros equipamentos e as dependências do local são muito antigos.
Entre outras propostas de Marco Maia, estão: criação da Câmara Especializada Industrial e Segurança do Trabalho; construção da sede própria da Casa das Entidades e melhoria no atual sistema de atendimento.

Votações conjuntas – A eleição para a presidência do Crea/MS será no dia 15 de dezembro das 9h às 19h. Concomitantemente, ocorrerão as eleições para presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) e para diretores geral e administrativo da Mútua ( Caixa de Assistência dos Profissionais).

Maia fez questão de dizer que apoia para a presidência do Confea o candidato Murilo Pinheiro (03) e para a diretoria geral da Mútua, o candidato Mito Gebara (121). “Gostaria de saudar meus concorrentes e dizer que eles também podem se dispor a procurar o Campo Grande News e outros jornais para apresentar suas propostas”, finalizou o candidato.

Os demais candidatos são o engenheiro agrônomo Dirson Artur Freitag (número 100), o engenheiro agrônomo Abrahão Malulei Neto (112) e engenheiro ambiental Rodrigo Costa (117). Os planos de trabalho dos candidados a presidente do Crea/MS podem ser conhecidos clicando aqui.

Nos siga no