Cidades

Brasil terá vacinação gratuita contra meningite em 2010

Redação | 17/08/2009 14:32

O Ministério da Saúde firmou acordo de transferência de tecnologia com empresa inglesa para a produção da vacina pneumocócica conjugada, que protege contra a pneumonia e meningite bacteriana provocada por pneumococo.

Com a fabricação no Brasil, a imunização será inserida no calendário nacional, gratuitamente.

O medicamento será fabricado já em 2010 pelo Laboratório Biomanguinhos da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério, a nova vacina será a mais completa do País para esse tipo de imunização, porque engloba dez tipos diferentes da bactéria pneumocócica, enquanto a vacina disponível no mercado inclui apenas sete sorotipos. Hoje a vacina é paga, oferecida apenas pela rede particular.

A vacina protege contra meningite bacteriana, de maior letalidade no País, a que mata mais rápido - 20% dos casos são fatais. Além disso, entre 30% e 55% dos pacientes têm seqüelas graves.

Quanto menor a idade da criança que tem a doença, maior a mortalidade. Estudos mostram que 70% dos casos poderiam ser prevenidos com a vacinação.

Projeto de lei foi aprovado em Mato Grosso do Sul para inserir a vacinação gratuitamente na rede pública, mas foi vetado pelo governador André Puccinelli.

Segundo o Ministério da Saúde, com a prevenção a pneumocócica conjugada disponibilizada no SUS, será possível evitar mortes de 10 mil crianças por ano.

A Fiocruz entregará a cada ano 13,1 milhões de doses da vacina, quantidade suficiente para imunizar os 3,2 milhões de bebês que nascem a cada ano.

(Informações do Ministério da Saúde).

Nos siga no Google Notícias