Cidades

Bombeiros usam até helicóptero para simular resgate

Redação | 03/07/2009 10:43

Quem passou pelo centro de Campo Grande entre 9 e 10h desta sexta-feira presenciou situações fora da rotina da área central. Até um helicóptero pousou no cruzamento da rua 13 de Maio e avenida Afonso Pena.

As situações presenciadas por quem passava pelo centro eram simulações de atendimentos a acidentes, realizadas pelo Corpo de Bombeiros, em comemoração à Semana Nacional dos Bombeiros.

A primeira simulação foi no prédio do Hotel Jandaia, na esquina das ruas 13 de Maio e Barão do Rio Branco. Foi simulado um incêndio no 13º andar, a 39 metros do chão.

Para socorrer as "vítimas", os bombeiros amarram um cabo ligando o prédio ao da agência do Banco Itaú, que fica em frente. As vítimas do incêndio foram amarradas e transportadas pelo cabo em descida horizontal, até o prédio do Itaú, sendo deixadas em segurança.

Houve também uma simulação de incêndio em veículo. O carro "pegou fogo" na Barão do Rio Branco. Houve o controle das chamas e a "vítima" foi levada em uma viatura até o cruzamento da rua 13 de Maio e avenida Afonso Pena.

No cruzamento das duas vias, o helicóptero da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) pousou e levou para atendimento médico a suposta vítima.

O pouso da aeronave foi o que mais chamou atenção. Tudo foi testemunhado por muita gente. Até quem estava trabalhando parou para ver o helicóptero pousar.

Nos prédios, muita gente foi até as janelas para ver o que acontecia na rua. No posto de combustíveis próximo, os funcionários assistiram de "camarote" o exercício da corporação.

O trânsito no cruzamento foi interditado pela PM (Polícia Militar). Nem veículos nem pedestres passavam.

Muitos dos pedestres registraram a cena atípica do centro da Capital com câmaras de aparelhos de celular.

Nos siga no Google Notícias