Cidades

Bombeiros se capacitam para lidar com produtos químicos

Redação | 28/12/2008 15:36

Com o crescimento do número de indústrias no Estado o Corpo de Bombeiros tem buscado se especializar em um tipo de ocorrência que não é muito comum em Mato Grosso do Sul, acidentes com produtos químicos.

"Através da aquisição de equipamentos específicos para cuidados de resíduos químicos e o treinamento de homens, tomados no comando e gerenciamento de alta complexidade", esclarece o capitão Luidson Borges Tenório Noleto, comandante do 2º subgrupamento do 1° grupamento de bombeiros da Capital.

No último dia 18, o capitão teve de colocar os conhecimentos dos homens sob seu comando em prática. Naquela quinta-feira, um acidente com duas carretas resultou em mais de 35 mil litros de agrotóxicos espalhados na BR-163. Em uma operação normal, a pista seria liberada em menos de duas horas, mas, como havia veneno espalhado por toda parte, o trabalho dos Bombeiros durou mais de quatorze horas.

"Os soldados recebem treinamentos periódicos para a atuação nestas atividades complexas, avaliando o local da ocorrência e estabelecendo suas prioridades. Em muitas destas ações a prioridade é prevenir para que não haja novas vítimas. O bombeiro deve determinar as zonas de atuação, se paramentar e só então agir", explica.

Nestes casos, segundo Noleto, os soldados devem identificar o produto envolvido na ocorrência, e as prioridades são a vida humana e o meio ambiente, procurando realizar ações que culminem no menor impacto ambiental possível.

Desde o ano passado até hoje bombeiros atenderam dez intervenções, envolvendo vazamento de amônia, cloro, gás, entre outros.

Nos siga no Google Notícias