Cidades

Bombeiros inicia curso de formação para 105 soldados

Redação | 31/08/2010 07:13

Amanhã tem início o curso de formação para 105 soldados bombeiros, aprovados no último concurso público. Na sexta feira, eles foram incluídos no estado efetivo da corporação na categoria de Aluno-Soldado Bombeiro Militar.

Durante essa fase de aprendizado, eles terão direito à bolsa de auxílio financeiro no valor de R$ 1.389,00.

O curso, de oito meses, será realizado no Centro de Formação de Praças do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul.

Durante a formação do soldado, os alunos receberão instrução em todas as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, com aulas teóricas e práticas; aprendizado de legislação; além de palestras diversas, com temas como direitos humanos e valorização da igualdade racial e de gênero.

Os alunos terão também instrução sobre salvamento, resgate de pessoas, busca de desaparecidos. Outro ponto importante é o atendimento pré-hospitalar prestado pelos bombeiros.

O curso será ministrado nos períodos matutino e vespertino, e alunos vindos do interior têm a opção de ficar no próprio alojamento do Centro de Formação.

Na etapa prática do curso, os futuros soldados vão a campo para treinamentos e simulados. Duas áreas em Campo Grande são particularmente utilizadas para essa etapa das aulas, uma próxima à Embrapa, e outra na região norte da Capital.

A estimativa do comando é de que por volta do mês de dezembro os alunos já começarão a acompanhar as equipes em ocorrências reais, em complemento ao aprendizado.

Após formados, cerca de 20 militares serão destinados para o novo quartel dos bombeiros que o Estado está construindo no município de Caarapó.

Os demais serão distribuídos para outros municípios, priorizando aqueles que tiverem maior demanda.

Nos siga no Google Notícias