Cidades

Bancos de Leite Materno recebem certificação de excelência pela 2ª vez

Leonardo Rocha e Vânia Galceran | 05/12/2014 09:42
O selo de qualidadefoi entregue a cinco bancos de leite humano do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)
O selo de qualidadefoi entregue a cinco bancos de leite humano do Estado. (Foto: Marcos Ermínio)

Os cinco (BHLs) Bancos de Leite Humano de Mato Grosso do Sul receberam, agora há pouco, a “Certificação Padrão Ouro”. O título é concedido pelo Programa Ibero Americano de Bancos de Leite Humano, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz, como forma de atestar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições hospitalares na área de aleitamento materno.

O selo de qualidade foi entregue a cinco bancos de leite humano do Estado: Santa Casa, Hospital Universitário, Maternidade Cândido Mariano e Hospital Regional. O desempenho desses bancos de leite foi elogiado pela coordenadora dos bancos de leite do Estado Elizabete Kamya. A coordenadora ressaltou que o programa saúde da criança é um serviço especializado de coleta e controle de leite materno para os recém nascidos , Kamya destacou ainda que no Brasil são 213 bancos de Leite, e Mato Grosso do Sul tem os cinco premiados.

O Hospital Universitário é centro de referência em ensino e busca a redução da mortalidade infantil, além de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área. O sistema de coleta é informatizado onde a mãe que tiver excesso de produção de leite, entra em contato com a Central, faz o cadastro e o material é colhido na residência. Assim que chega no banco é feito um controle de qualidade e só assim é liberado para doação. Em 2013 foram 5 mil litros coletados em Mato Grosso do Sul, os números de 2014 ainda não foram fechados. Segundo a coordenadora o ideal é a produção de 400 litros por mês.

Esta já é a segunda vez consecutiva que as unidades médicas do Estado recebem a “Certificação Padrão Ouro”.
O secretário de Saúde do Estado Antônio Lastória ressaltou que esse padrão ouro demostra a iniciativa que esses hospitais e maternidades tem e a atenção especial com o leite materno, alem disso citou parcerias realizadas com o corpo de bombeiros, que tem participação atuante recolhendo inclusive o leite na residência das doadoras. O governador André Puccinelli , disse que é um orgulho para o estado ter essa premiação máxima para todos os bancos de leite, afirmou ainda essa premiação demonstra os investimentos na saúde e as ações voltadas para saúde pública.

O Mato Grosso do Sul é o único das 27 federações do Brasil a possuir todos seus bancos credenciados no padrão Ouro. Durante a solenidade foram entregues placas em homenagem ao governador do Estado, André Puccinelli e ao secretário Estadual de Saúde, Antônio Lastória, pelos trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade. “O credenciamento é uma forma de reconhecimento dos trabalhos realizados pelos Bancos de Leite. A ex-secretária de saúde do estado, Beatriz Dobashi também foi homenageada.

Nos siga no