Cidades

Bancos da Capital terão tapumes para proteger clientes

Redação | 23/06/2010 08:29

As instituições bancárias de Campo Grande terão que instalar biombos ou tapumes nas agências e postos de atendimento ao público para garantir a segurança dos clientes.

De acordo com decreto do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Município, o tapume, biombo ou estrutura similar deverá ser constituído de material opaco, com no mínimo 1,80 metro de altura.

A medida é para impedir que os clientes que estão na fila visualizem a pessoa que está sendo atendida no caixa do banco. O objetivo é coibir a ação dos "olheiros", que vão às agências e escolhem pessoas para ser assaltadas.

O decreto regulamenta a lei municipal, aprovada em março pela Câmara, que obriga a instalação da proteção. O projeto foi proposto pelos vereadores Herculano Borges (PSC) e Carlão (PSB).

A fiscalização será feita pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

O projeto aprovado na Câmara previa multa de 50 Uferms (R$ 711) por agência bancária e prazo de 90 dias para adequações. A instalação de biombos já é lei em João Pessoa (Paraíba) e Contagem (Minas Gerais).

Em maio, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou projeto que obriga a instalação de divisórias nos caixas automáticos e de atendimento dos estabelecimentos bancários de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias