Cidades

Banco Central prorroga dívida de pequenos agricultores

Redação | 19/05/2009 16:29

Hoje, o Banco Central criou uma linha emergencial de crédito para atender aos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul. O objetivo é ajudar as famílias que moram nos nove municípios atingidos pela estiagem.

São R$ 150 milhões que estão à disposição daqueles que tiveram perdas na lavoura. Foi prorrogado para 1º de agosto o prazo para o pagamento das parcelas do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) vencidas, ou que vencerão, entre 1º de janeiro e 31 de junho de 2009.

Para os que têm parcelas que vencerão entre 1º de agosto e 30 de dezembro deste ano, relativas a empréstimos para custeio da safra 2007/2008 e 2008/2009, também foram beneficiados e poderão pagá-las em 2010.

A autorização para prorrogação é válida para as seguintes operações: Pronaf (operações de custeio prorrogadas de safras anteriores e operações de investimentos), Banco da Terra, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária.

Os municípios que decretaram situação de emergência em decorrência da estiagem, e serão beneficiados com a renegociação dos financiamentos são: Batayporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Laguna Carapã, Maracaju, Sidrolândia e Vicentina.

Nos siga no Google Notícias