Cidades

Bairro da Capital cria Conselho Comunitário de Segurança

Redação | 19/01/2010 16:02

Moradores dos bairros Cidade Jardim, Chácara Cachoeira, Tayamã Park e região celebram nesta quarta-feira, em reunião marcada às 20 horas na Rua Carvalho, 135, no bairro Cidade Jardim, a criação do Conselho Comunitário de Segurança do Grande Chácara Cachoeira.

Criado em parceria com o Comando da Polícia Militar, o Conselho atuará no planejamento de ações integradas de segurança, nos moldes do que já acontece através do trabalho da Polícia Comunitária em outros bairros da Capital.

"O objetivo é criar uma rede de comunicação eficaz entre a comunidade e a Policia Militar. Mas, para isso, é necessário aproximar a população dos bairros da própria Polícia. Queremos criar um elo que melhore a segurança dos bairros", explica Cláudio Anache, presidente da Associação dos Moradores da Região.

O Policiamento Comunitário é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre população e polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e, em geral, a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da área.

Na Capital, a região urbana do Prosa (Novos Estados, Mata do Jacinto, Carandá Bosque e adjacências), através de convênios com a secretaria de Justiça e Segurança Pública, já está sendo contemplada com este tipo de policiamento, através de policiais em motocicletas.

Nos siga no Google Notícias