Cidades

Avenida Ricardo Brandão corre risco de desmoronamento

Redação | 08/01/2010 16:03

A infiltração de água ao lado da avenida Ricardo Brandão, ocorrida por conta da cratera aberta na rua da Ceará no dia 27 de dezembro, em Campo Grande, já compromete a via. Para evitar novo desabamento, a secretaria municipal de Infraestrutura, Habitação, Transporte e Trânsito, que reconhece o problema, está adotando medidas emergenciais no local.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, o engenheiro eletricista João Antônio de Marco, essas medidas de caráter emergencial deverão ser concluídas na próxima segunda-feira (11), mas as obras para solucionar o problema terão início apenas após processo de escolha da empresa, por meio de licitação.

De Marco reconhece o risco de desabamento da Ricardo Brandão e afirma que já estão sendo tomadas providências para evitar. "Se houver risco ela vai ser interditada, mas há técnicos experientes adotando as melhores medidas necessárias para conter a infiltração", garante.

Apenas uma pista da via, no sentido shopping-centro, está interditada para os trabalhos. A previsão da secretaria é que até segunda o procedimento seja concluído.

Enquanto isso, duas empresas trabalham para conter o avanço da cratera. Ontem (7), o Campo Grande News esteve na área e foi informado do risco de desabamento na Ricardo Brandão por funcionários da obra. O problema ocorre porque - com parte do tubo ármico destruída - a água do córrego passou a se infiltrar por um vão entre o tubo e o barranco.

Segundo um funcionário da obra, que pediu para não ser identificado, é apenas uma questão de tempo para que a erosão avance e derrube também a avenida ao lado, a Ricardo Brandão.

No barranco, já havia rachaduras que compravam a fragilidade da área e o risco de novos desmoronamentos. Nesta tarde, os trabalhos na cratera ficaram concentrados em duas frentes, a mais urgente ao lado da Ricardo Brandão, segundo os trabalhadores, justamente para conter a infiltração que avança e compromete a via.

Foram levados postes de eucalipto, para firmar o barranco. Atrás deles será derramado concreto, na tentativa de impedir novos desmoronamentos. O secretário confirma que o procedimento é feito para conter a erosão, e admite que se o processo de infiltração continuar no local pode resultar no desmoronamento da via.

Trabalhadores informaram que houve novo desmoronamento sobre o tubo, e apenas parte da terra foi removida, na tentativa que o restante absorvesse e contivesse a água que ainda ontem passava pelo vão.

O início da obra efetiva na cratera depende da análise dos orçamentos de quatro empresas do mercado, para ver qual delas apresenta a melhor proposta. Somente depois que uma for escolhida será dado início ao projeto de recuperação da Ceará, orçado em R$ 2 milhões.

Nos siga no Google Notícias