Cidades

Associação diz que borracha escolar tem produto tóxico

Redação | 28/02/2008 15:58

Borrachas produzidas pela Faber Castell teriam uma substância tóxica, segundo a associação de defesa do consumidor Fundação Pro-Teste, de São Paulo. De acordo com a fundação, as borrachas da linha TK Plast contêm a substância tóxica ftalato. Já a Faber Castell diz que desde 13 de setembro do ano passado retirou o produto das borrachas.

Conforme o teste, as borrachas da linha TK Plast têm 50 vezes mais ftalato que o permitido pela legislação européia. No Brasil ainda não existem regras para o uso da substância. O ftalato é usado para deixar as borrachas mais maleáveis.

O produto, segundo a Pró-Teste, pode contaminar a pele por ser altamente tóxico. A entidade orienta o consumidor a jogar fora as borrachas para evitar acidentes já que elas não contêm data de fabricação.

A Faber-Castell diz que não existem estudos que comprovem os riscos à saúde oferecidos pelo ftalato, mas se dispõe a trocar o produto dos consumidores que fizerem a solicitação. A empresa responde dúvidas pelo telefone 0800 772 0025 ou pelo site www.faber-castell.com.br. As informações são do G1.

Nos siga no Google Notícias