Cidades

Assembleia Legislativa debate situação da Polícia Federal no Estado

Vinícius Squinelo | 05/09/2013 22:50

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (6), a partir das 14h, no Plenário Júlio Maia, a Audiência Pública "Policiais Federais motivados, sociedade protegida". O evento é uma proposição do presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB) e do primeiro vice-presidente, deputado Maurício Picarelli (PMDB).

Os parlamentares atenderam solicitação do Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso do Sul para promover o debate de questões como assédio moral e perseguição, a valorização profissional e a falta de materiais necessários para o policiamento preventivo e ostensivo.

Para o presidente do Sinpef/MS, Jorge Luiz Ribeiro Caldas, em entrevista para a assessoria de imprensa da AL,"a categoria encontra-se abandonada". Ele destaca que as condições de trabalho são ruins, com policiais exercendo atividade sem a devida valorização profissional. Caldas explica que, há cerca de três anos, a Polícia Federal sofreu um contingenciamento de verbas e as instalações das delegacias de fronteira ficaram totalmente sucateadas, sem a mínima estrutura para abrigar os policiais federais no desempenho das funções, como também para guarnecer os bens aprendidos em operações. “As delegacias de Polícia Federal de Corumbá e Ponta Porã possuem áreas doadas para a construção de novas unidades há mais de dois anos e, apesar do comprometimento político e administrativo, nada foi feito até hoje pelo departamento”.

Foram convidados para participar dos debates os servidores do departamento de Polícia Federal de Mato Grosso do Sul; ONGs e órgãos ligados à segurança; o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais, Jones Borges Leal; o juiz federal Odilon de Oliveira; o representante do Ministério Publico Federal, Leonardo Dumont; a delegada Sindical dos Policiais Federais de Foz do Iguaçú (PR), Bibiana de Oliveira Orsi Silva e a representante do Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da PF, Laira Giacometti Carvalho.

Nos siga no Google Notícias