Cidades

Arquitetos farão curso para fiscalizar áreas tombadas

Redação | 01/09/2010 09:10

Arquitetos de Campo Grande e Corumbá serão capacitados para fiscalizar áreas tombadas nos dois municípios.

Na Capital, todo o complexo da Rua dos Ferroviários até a Rua 14 de Julho, e da Rua Rotunda até o viaduto da Maracaju, são os espaços tombados.

Já em Corumbá, do Casaril do Porto até a Rua Delamare, e da Rua Sete de Setembro à Antônio João, também devem ter a estrutura preservada devido ao tombamento.

Entretanto, a arquiteta da prefeitura que trabalha no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Mato Grosso do Sul), Jacqueline Nascimento, explica, embora as áreas sejam tombadas, podem passar por intervenções.

Com a qualificação, os arquitetos entenderão o que pode e o que não pode ser feito nas áreas tombadas e nos entornos.

"Tem a área tombada mas não há engessamento. Simplesmente existem regras para manter área com características que conferiram a esta área o tombamento", completa.

O curso, realizado pelo Iphan, será nos dias 02 e 03 de setembro. Os profissionais assistirão palestras com o tema "Oficina Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural: Ações Educativas e de Fiscalização".

O objetivo é capacitar os profissionais da área de fiscalização de obras e análise de projetos atuantes na cidade de Campo Grande e de Corumbá e definir uma padronização de procedimentos para a gestão do Patrimônio Cultural.

O evento será no auditório do CREA, na Rua Sebastião Taveira, nº 272, Monte Castelo - Campo Grande/MS.

Serviço - O curso é gratuito aos profissionais e as inscrições podem ser feitas pelo telefone do Iphan (67) 3382-5921.

Nos siga no Google Notícias