Cidades

Aprovados em concurso para 1,2 mil vagas vão atuar contra tráfico na fronteira

Aline dos Santos | 03/02/2014 12:10
Governador fez revista à tropa na abertura do ano legislativo. (Foto: Cleber Gellio)
Governador fez revista à tropa na abertura do ano legislativo. (Foto: Cleber Gellio)

Os aprovados nos concursos para 1.261 agentes de segurança, lançado no ano passado, vão reforçar a segurança nos 44 municípios da fronteira, principal rota de tráfico de drogas e de armamento para o crime organizado. Mato Grosso do Sul faz fronteira com Bolívia e Paraguai.

Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), o reforço do efetivo policial é uma contrapartida do Estado aos recursos do Enafron (Programa Federal de Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras ). Nesta segunda-feira, ele participou da abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa e apresentou um balanço das ações realizadas em 2013.

Para o Corpo de Bombeiros, foram investidos R$ 4,8 milhões na aquisição de 26 novas viaturas. Dos veículos, foram 15 unidades de resgate equipadas com macas, armários, rádio e instalações para equipamentos de oxigênio; cinco unidades do tipo autobomba para combate de incêndio e seis unidades de apoio para busca e salvamento.

Para as polícias militar e civil, foram adquiridos, em parceria com a União, 133 viaturas, armamento, munição e material de apoio operacional, com investimentos de R$ 13 milhões.

“O Governo do Estado investe continuamente na formação técnica dos agentes de segurança pública e apoiando as operações da polícia por meio da aquisição de novas viaturas, notebooks, armamentos, equipamentos de perícia e detectores de metais, a fim de tornar a polícia estadual mais ágil e mais técnica, bem como possibilitar que 80% dos laudos de perícia e investigação sejam realizados nos municípios do interior, garantindo assim mais rapidez nos processos inerentes à segurança pública estadual”, declarou o governador.

Nos siga no