Cidades

Após denúncias, Passaia lança hoje livro sobre escândalo

Redação | 10/09/2010 07:16

O livro "A Máfia de Paletó", escrito pelo jornalista Eleandro Passaia, será lançado nesta sexta-feira, às 19h, no Teatro Municipal de Dourados.

Passaia foi secretário de Comunicação e de Governo na administração de Ari Artuzi e denunciou o esquema que levou para a cadeia, além do prefeito e da primeira dama, Maria Freitas Artuzi, quatro secretários, nove dos 12 vereadores da cidade, além de empresários.

Com o auxílio da Polícia Federal, ele gravou o pagamento de propina a vereadores e conversas sobre o "retorno" de 10% dos valores de contratos com empreiteiras, além de desvio de verbas de vários setores, inclusive da Saúde.

As suspeitas recaem sobre o próprio secretário, mas ele nega envolvimento e garante ter devolvido os únicos R$ 15 mil que recebeu do prefeito à Polícia Federal.

Em pouco menos de 100 páginas, o jornalista e ainda secretário municipal de Governo e Comunicação detalha o esquema de corrupção que funcionava em Dourados envolvendo políticos e empresários.

Com o subtítulo "Operação Uragano. No olho do furacão. O dia em que a Polícia Federal desmascarou os donos do poder", o livro narra fatos inéditos sobre o esquema que funcionava em Dourados até o dia 1º de setembro de 2010, data em que a Polícia Federal prendeu 28 pessoas.

A publicação será vendida por R$ 15 nas principais bancas da cidade.

O livro, segundo o autor, é bem ilustrado, mas não possui fotos dos flagrantes que levaram o centro do poder municipal para a cadeia.

"Minha intenção foi escrever um livro para que todo douradense possa ler, inclusive aquelas pessoas não muito habituadas à leitura e que são justamente as mais facilmente enganadas", afirmou Passaia.

Entre os escândalos narrados no livro, está a corrupção envolvendo um funcionário do TCE (Tribunal de Contas do Estado), corte que existe justamente para fiscalizar e punir atos ilegais nas administrações públicas.

Nos siga no Google Notícias