Cidades

Após denúncia de vazamento, OAB cancela 2ª fase de prova

Redação | 07/03/2010 18:42

Após suspeita de vazamento do gabarito da prova, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu hoje cancelar a segunda fase do exame nacional de 2010.

Conforme notícia da Folha on line, o novo exame será dia 11 de abril. Ao todo, 18.720 candidatos, em 155 cidades do país, realizaram a prova que pela primeira vez foi feita de forma unificada.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, alegou que o cancelamento é necessário para garantir a credibilidade do exame e evitar que as provas sejam questionadas na Justiça.

"A unificação está mantida e a credibilidade do Exame de Ordem é o mais importante neste momento. Queremos assegurar a credibilidade da OAB, do exame e, sobretudo, a qualidade dos colegas que vão ingressar na profissão, que não podem nela entrar sob a dúvida de um exame que pode ser anulado futuramente por um Ministério Público ou qualquer outra forma, pois seria uma espada pendendo sobre seu pescoço", disse.

A suspeita de vazamento veio à tona depois que um candidato foi flagrado em Osasco (SP) com as respostas de cinco questões da prova, antes mesmo da distribuição dos formulários do exame. A Polícia Federal foi acionada e a OAB também pediu ao Cespe (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UNB (Universidade de Brasília), que elabora a prova, que instaure imediatamente sindicância para apuração interna da irregularidade e determinou a abertura de processo administrativo na própria OAB.

A prova é aplicada a todos os recém-formados e condição para que sejam habilitados para advogar.

Nos siga no Google Notícias