Cidades

Após 31 ocorrências, chuva em Dourados evita queimadas

Redação | 14/09/2010 09:57

A chuva que cai desde a madrugada em Dourados ajuda a reduzir o aparecimento de focos de incêndio em áreas de pastagem e lavouras. Isto depois da grande quantidade de atendimento de combate a fogo do Corpo de Bombeiros, que em 24 horas registrou 31 ocorrências.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ontem foi o dia de maior movimento registrado em Dourados, ainda que não tenha sido o de queimadas de maior extensão.

Os atendimentos cessaram às 21 horas de ontem (13), após o controle do incêndio na fazenda Potreirito, que teve 40 hectares queimados. O local produz eucalipto que era destinado à Cooperativa Xanxerê e Seara.

Uma casa e um galpão de criação de suínos correram risco de serem atingidos pelas chamas. O prejuízo foi grande para a fauna, segundo o Corpo de Bombeiros, uma vez que vários animais que habitavam a plantação de eucaliptos morreram queimados.

Os bombeiros encaminharam duas equipes à fazenda Potreirito que contaram com a ajuda de proprietários rurais e funcionários das fazendas locais. Nove máquinas, entre tratores e veículos equipados com bombas foram usados.

O receio dos que combatiam o incêndio era que o fogo atingisse uma plantação de milho próxima. Caso isto acontecesse o fogo se alastraria rapidamente e poderia ficar fora de controle.

A equipe permaneceu no local até certificar que as chamas criadas pelos Bombeiros para combater o fogo que atingia a mata estava completamente extinto.

A técnica usada é a abertura de aceiros na mata, que consiste em separar a vegetação em chamas da parte que será preservada. Água é bombeada na região ainda não devastada pelas chamas para fazer o resfriamento da área e evitar alastramento por faíscas.

Nos siga no Google Notícias