Cidades

Antecipação de fim das aulas para economizar prejudicará 5 mil alunos

Michel Faustino | 01/09/2015 14:38
Cerca de 150 representantes das APAE's do Estado se reúnem nesta tarde em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Cerca de 150 representantes das APAE's do Estado se reúnem nesta tarde em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A antecipação do fim do ano letivo na rede estadual de educação pode prejudicar cerca de 5 mil alunos que estudam nas 62 Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Mato Grosso do Sul. Segundo a Feapaes-MS (Federação das Apaes do Estado), o novo calendário desrespeita a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que prevê que se tenha no minimo 200 dias letivos.

Segundo Adalberto Garrido, diretor de comunicação da Feapas-MS, a proposta do governo causa preocupação. Inicialmente, o termino do ano letivo estava previsto para o dia 20 de dezembro, no entanto, o governo cogita antecipar para o dia 20 de novembro, em razão de economia.

“A antecipação pode trazer prejuízos porque teríamos que fazer um planejamento às pressas. Sem contar que os cerca de 5 mil alunos de todo o Estado ficariam um mês sem aulas. E isso não dá, porque é preciso acompanhamento”, disse.

Conforme Adalberto, uma comissão formada por 12 representantes de APAE's do Estado mais a federação se reúnem nesta tarde com a secretária estadual de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, para expor tais preocupações e pleitear o cumprimento do ano letivo até o dia 20 de dezembro.

De acordo com ele, cerca de 150 representantes de 50 APAE's de Mato Grosso do Sul estão participando de uma convenção em Campo Grande e depois da reunião com a secretária de Educação devem decidir se entram em greve em sinal de desapontamento com o governo.

O Campo Grande News procurou a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação e a titular da pasta, mas não obteve retorno.

Nos siga no